Competição premia silagem de melhor qualidade

Escrito por em 23/11/2021

O clima teve uma influência direta sobre a qualidade da silagem produzida na região de Pato Branco neste ano. No entanto, alguns produtores driblaram as dificuldades e conseguiram obter uma silagem de alta qualidade, reduzindo os custos com a alimentação dos animais. Essas foram algumas observações dos servidores do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) a partir da realização do Terceiro Torneio de Silagem de Chopinzinho, cujo resultado foi divulgado na última sexta-feira (19). O evento foi realizado presencialmente e transmitido ao vivo pelo canal do IDR-Paraná no YouTube.

A competição selecionou os dez produtores que obtiveram silagem de melhor qualidade na região. Foram analisadas 167 amostras, de 15 municípios, além de alguns materiais de Guarapuava e Pinhão, que não entraram no torneio. As amostras passaram por análises para determinar o tamanho das partículas, a composição química e o valor nutricional do alimento. Além disso, a densidade e temperatura do silo também foram observadas já que determinam se a silagem pode ser oferecida com segurança aos animais.

Os 10 primeiros colocados no torneio são Valdecir Melo (Saudade do Iguaçu), Ivanete Machado (Bom Sucesso do Sul), Sidnei Remor (Chopinzinho), Irno Rosaneli (Vitorino), Marizete Rahrs (Bom Sucesso do Sul), João Denardin (Mangueirinha), Sérgio Onesco (Bom Sucesso do Sul), Cesar Santin, Disué Vottri e Douglas Donatti (Vitorino). Os primeiros cinco colocados ganharam prêmios em dinheiro e a partir do sexto lugar o participante recebeu um troféu.

Fonte – Jornal O Estado do Paraná


[There are no radio stations in the database]