Nova UPA de Palmas é inaugurada pelo governador

Escrito por em 11/10/2021

A população de Palmas conta com uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A inauguração da estrutura foi feita pelo governador em exercício Darci Piana e pelo prefeito Kosmos Nicolaou. O governador Ratinho Junior está na Expo Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

A partir de agora, o complexo Sady Marcondes Loureiro passa a funcionar de forma ininterrupta para atendimentos de urgência e emergência dos moradores do bairro Lagoão e região. Orçada em mais de R$ 2 milhões, a UPA possui 1.100 metros quadrados de área construída e ficará aberta 24h por dia, sete dias por semana, como intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os hospitais.

A contrapartida do governo do estado envolveu a compra de equipamentos médicos e mobiliários, com um aporte de R$ 837 mil.

“É sempre um motivo de grande satisfação entregar uma obra relacionada à saúde, algo essencial da vida da população, especialmente daquelas pessoas que mais precisam. Essa estrutura, toda equipada pelo governo do estado, vai ajudar a salvar ainda mais vidas em Palmas e em toda a região”, destaca Piana.

Na UPA, o paciente é avaliado de acordo com a classificação de risco, podendo ser liberado ou permanecer em observação por até 24h. Se necessário, a pessoa será encaminhada a um hospital de referência na região. Situações como pressão e febre altas, fraturas, cortes, infarto e derrame, entre outras que requerem rápida intervenção, podem ser atendidas no local.

A estrutura conta com sete leitos de observação, sala de emergência equipada, dois médicos clínicos 24h, plantão de pediatria e atendimento de ortopedia, com raio-X digital e laboratório.

Fonte – AEN


[There are no radio stations in the database]