Vereadora pede ampliação da licença maternidade para servidoras municipais

Escrito por em 03/08/2021

A indicação de número 163, apresentada na sessão da Câmara de Vereadores na noite desta segunda-feira (02), de autoria da vereadora Karla Gubert, pede ao governo municipal que amplie a licença maternidade das servidoras públicas de quatro para seis meses.

A vereadora lembra que desde 2008 as servidoras federais já são beneficiadas com a licença ampliada. E acrescenta: “vários municípios da região, como Verê, Bom Sucesso, Dois Vizinhos, entre outros, já aderiram a essa ampliação. Sobre as empresas privadas, não existe obrigatoriedade, mas sim incentivos fiscais para aderirem à ampliação”.

De acordo com Karla, o INSS é responsável pelos quatro meses de licença maternidade. As prefeituras entram com o subsídio para os outros dois meses.

Em sua justificativa, a vereadora menciona as vantagens tanto para o bebê quanto para a mãe. “O aleitamento materno é indicado até os seis meses por todos os pediatras, inclusive é considerado o alimento mais completo e rico para os bebês. Bem como, auxilia na imunidade, ajuda no desenvolvimento, diminui riscos de doenças crônicas, ajuda a mãe a prevenir câncer de mama e ovário, entre tantos outros benefícios”.

A vereadora ressalta que no trabalho a mulher irá render mais sabendo que seu filho está bem e não houve a necessidade de fazer uma introdução alimentar de forma precoce. Também há reflexos na área da saúde do município, pois haverá uma menor procura pelos serviços por mães e crianças.

Karla comenta ainda que a maioria dos servidores de Itapejara são mulheres e a ampliação irá trazer muitos benefícios e contribuir de forma positiva para o município.

Assista ao pronunciamento da vereadora Karla


[There are no radio stations in the database]