Hoje é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão

Escrito por em 26/04/2021

Conhecida popularmente como pressão alta, a hipertensão arterial ocorre quando o impulsionamento sanguíneo acontece de forma intensa nas contrações do coração e parede das artérias, sendo capaz de causar danos nas estruturas.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a doença atinge quase 25% da população brasileira e pode ser caracterizada pela relatividade de variação, que pode ir de normal (12 por 8) a hipertensa (14 por 9).

Os sintomas mais comuns são tonturas, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão. Em casos mais graves, a hipertensão pode ocasionar acidente vascular cerebral (AVC), infarto agudo do miocárdio, doença renal crônica e hipertrofia do músculo do coração, causando arritmia cardíaca.

Além disso, em meio à pandemia de Covid-19, a doença classifica-se como um fator de risco, requerendo atenção redobrada e continuidade no tratamento.

A hipertensão, na maioria dos casos, não apresenta cura, mas pode ser controlada com tratamento e medidas preventivas, como a prática de atividades físicas regulares, moderação no consumo de álcool e adequações de hábitos alimentares, evitando alimentos gordurosos e diminuindo o consumo de sal.


[There are no radio stations in the database]