Programa estadual vai combater crimes virtuais contra crianças

Escrito por em 24/04/2021

Secretaria da Justiça e Ministério da Mulher e Direitos Humanos implementam o Programa Reconecte no Paraná – Foto/Arte: SEJUF

O governo do estado, por meio da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, e o Ministério da Mulher e Direitos Humanos firmaram um acordo técnico para a implantação do Programa Reconecte Paraná, de combate a crimes virtuais contra crianças.

O Paraná já havia formalizado a adesão ao programa, proposto pelo Ministério, e agora se torna o primeiro estado brasileiro a iniciar a implantação. O acordo técnico para implementação conjunta do Reconecte busca o desenvolvimento de ações para o uso inteligente das tecnologias digitais nos aspectos da saúde, família, educação, segurança e da cultura.

A parceria tem como objetivo executar ações como promover novas versões do Curso Detox Digital, que é vinculado à ação cinco do Pacto Infância Segura do Paraná; aplicar o curso de capacitação EaD, da Secretaria Nacional da Família, para os servidores dos Escritórios Regionais da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, com vagas extensivas a profissionais de toda a rede de proteção; e nova capacitação para famílias e adolescentes, através de reunião de pais ou seminário sobre o tema.

Também serão desenvolvidas ações que valorizem atividades culturais, artísticas e esportivas para crianças e adolescentes a fim de prevenir o uso compulsivo de tecnologias digitais.

ENFRENTAMENTO – O programa também tem foco para o enfrentamento e a prevenção dos riscos e efeitos nocivos do uso inadequado, e até criminoso, das tecnologias, como lesões por esforço repetitivos, patologias musculares, cyberbullying, aliciamento e pedofilia online, vício em jogos eletrônicos, sexting (envio de conteúdos eróticos) e grooming (aliciamento de menores pela internet).

Fonte: AEN


[There are no radio stations in the database]