Paraná distribui quase 370 mil novas doses e começa a vacinar idosos acima de 70

Escrito por em 22/03/2021

A Secretaria da Saúde enviou nesta segunda-feira (22) mais 369.650 doses de vacina contra o coronavírus às 22 Regionais do Paraná. O número é correspondente à nona remessa recebida pelo estado do Ministério da Saúde, no sábado (20), composta por 240,4 mil doses, junto com a segunda metade da remessa recebida na última terça-feira (16), somando mais 129,2 mil doses.

O lote recebido no sábado é composto por 234.200 doses da Coronavac e 6.250 desenvolvidas pela Universidade de Oxford/Astrazeneca, parte do primeiro lote produzido no Brasil pela Fiocruz. Já as 129,2 mil doses recebidas na semana passada são todas da Coronavac.

As doses foram enviadas por via aérea do Aeroporto do Bacacheri para 15 regionais, entre elas Pato Branco e Francisco Beltrão.

MAIS GRUPOS – Com a distribuição, o Paraná inaugura a vacinação de mais dois grupos prioritários: idosos de 70 a 74 anos e comunidades quilombolas.

Além disso, o Paraná segue imunizando os grupos de profissionais da saúde e idosos de 75 a 79 anos.

NOVA ESTRATÉGIA – A extensão da vacinação para os novos grupos é parte de uma nova estratégia de vacinação do Ministério da Saúde, que recomendou aumentar a população vacinada pela primeira dose. Desta maneira, as 129,2 mil doses restantes do oitavo lote recebido, que estavam armazenadas no Cemepar até a data indicada para a segunda dose, passam a ser destinadas à primeira dose dos grupos.

A expectativa é que, com o aumento da produção de doses das vacinas no país, o Ministério envie novas remessas referentes às segundas doses dentro do prazo recomendado pelas fabricantes.

A 7ª Regional de Saúde de Pato Branco recebe nesta semana 9.100 doses. Já a Regional de Francisco Beltrão recebe 12.310 doses.

Fonte: AEN


[There are no radio stations in the database]