Sementes vindas da China são de plantas invasoras, alerta Adapar

Escrito por em 22/03/2021

Quase metade das sementes desconhecidas que chegaram ao Paraná, em setembro de 2020, continha plantas invasoras, segundo a Agência de Defesa Agropecuária do estado (Adapar). As 92 amostras, de três países asiáticos, foram analisadas em um laboratório federal de Goiás, indicado pelo Ministério da Agricultura. As sementes chegaram por meio de encomendas estrangeiras. Mesmo sem saber do que eram, algumas pessoas plantaram na horta de casa. Conforme a Adapar, a atitude de quem plantou poderia apresentar um grave risco para a agricultura.

Saiba o que fazer quando receber pacotes de sementes vindas do exterior

Segundo Marcílio Araújo, gerente de sanidade vegetal em exercício pela Adapar, 93 pacotes foram retirados pela entidade. Desses, 73 apresentam algum risco de inclusão de pragas na agricultura.

Marcílio destaca que o Ministério da Agricultura está fazendo um controle mais rígido junto aos Correios sobre as correspondências vindas do exterior. Ele apela para que, caso alguém receba em casa qualquer tipo de semente, entre em contato com a Adapar e de forma alguma faça o plantio.

Fonte: AERP


[There are no radio stations in the database]