Rajada de vento causa estragos em estabelecimento comercial

Escrito por em 10/03/2021

Os proprietários de um estabelecimento comercial na Rua Fernando Ferrari foram pegos de surpresa na tarde de quarta-feira (10), quando uma ventania destelhou parte da cobertura da casa.

Segundo relatos de testemunhas, uma espécie de redemoinho atingiu a cobertura, arrancando parte das telhas do prédio. “A força do vento foi grande, arrancou as telhas e jogou no asfalto”, relatou uma testemunha.

Um dos proprietários disse que foi “sorte não ter nenhuma pessoa passando aqui ou carro estacionado. Iria atingir em cheio e poderia causar sérios ferimentos e danos”.

O que causou estranheza nas pessoas é que o dia estava claro, sem nenhuma nuvem no céu ou vento. Mas, esse fenômeno tem explicação. Trata-se de um redemoinho ou pé-de-vento, que alguns chamam de redemoinho de poeira. São ventos em espiral formados pela convecção do ar em dias quentes e de muito sol.

Isso ocorre quando o solo se aquece e atinge uma determinada temperatura. O ar sofre rápida elevação, subindo em espiral, fazendo o redemoinho ganhar velocidade e levantando a poeira do solo, fazendo com que um funil de ‘sujeira’ seja visível. Ele pode apresentar desde alguns centímetros até muitos metros de altura.

Frequentemente esse fenômeno é confundido com um tornado, porém, ao contrário dos tornados, os redemoinhos de poeira somente se formam em dias sem nuvens, de muito sol, calor e baixa umidade do ar. Além disso, a velocidade dos ventos desse fenômeno raramente ultrapassa os 100 km/h, podendo causar apenas pequenos estragos, como destelhamentos.


[There are no radio stations in the database]