Prejuízo do setor de turismo passa de R$ 245 bi

Escrito por em 22/12/2020

De acordo com levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o setor turístico brasileiro acumula um prejuízo de R$ 245,5 bilhões no período de março a novembro. No período, foram fechados quase 50 mil negócios e 500 mil postos de trabalho. Esse é o tamanho do impacto causado pela paralisação das atividades do segmento devido ao coronavírus. O estudo aponta que, mesmo com a flexibilização das medidas de isolamento social, o setor não conseguirá reverter as perdas e fechará o ano no vermelho.

Aeroporto de Guarulhos (SP) / Foto: AFP

E a retomada está ameaçada por vários fatores: aumento dos casos de Covid-19 no país, incertezas sobre a recuperação econômica brasileira, segunda onda da doença em países da Europa e Estados Unidos e câmbio disparado.

Avaliação da FGV estima que o prazo mínimo para recuperação do turismo para níveis pré-pandemia seria de um ano após a retomada, na alta temporada de 2022 – e isso quando se trata do mercado doméstico, porque o internacional levará mais tempo. A CNC, por sua vez, projeta que o patamar anterior a março deste ano só será alcançado novamente no terceiro trimestre de 2023.

Fonte: Gazeta do Povo


[There are no radio stations in the database]