MDB elege maior quantidade de prefeitos; PSDB vai governar maior número de habitantes

Escrito por em 30/11/2020

Eleitores de 57 municípios brasileiros foram às urnas, neste domingo, para votar no 2º turno das eleições, encerrando a disputa municipal em quase todo o país.

A exceção fica por conta de Macapá, que teve as eleições municipais adiadas em razão da crise de abastecimento de energia elétrica. O pleito na capital do Amapá foi remarcado para 6 e 20 de dezembro.

Ainda assim, já é possível fazer uma análise do desempenho dos partidos. Foi o MDB, por exemplo, que elegeu a maior quantidade de prefeitos. Representantes da legenda vão governar 782 municípios do país.

Apesar disso, é o PSDB que vai governar o maior número brasileiros. Nas cidades onde representantes do MDB foram eleitos, vivem 26 milhões de pessoas. Já o PSDB vai governar 520 cidades, que somam, juntas, 34 milhões de pessoas.

A liderança foi garantida com a reeleição de Bruno Covas, em São Paulo, onde vivem mais de 12 milhões de milhões de pessoas – a cidade mais populosa do Brasil.

DEM e PSD também estão entre as legendas que mais elegeram prefeitos em 2020 e completam a lista dos 4 partidos que somam mais de 20 milhões de habitantes nas cidades em que vão governar.

Representantes do DEM farão a gestão em 463 municípios, governando pouco mais de 24 milhões de brasileiros – entre eles quase 7 milhões de cariocas, que, a partir de primeiro de janeiro de 2021, viverão em uma cidade administrada por Eduardo Paes, que venceu a disputa com Marcelo Crivella, do Republicanos.

Já o PSD vai administrar 654 cidades, com quase 23,5 milhões de habitantes.

Fonte: Agência Rádio 2


[There are no radio stations in the database]