Porto de Paranaguá terá teste de bafômetro a partir desta segunda

Escrito por em 29/11/2020

Começa a valer nesta segunda-feira (30) o novo protocolo de segurança para o acesso de trabalhadores ao cais do Porto de Paranaguá. O teste do etilômetro será aplicado por sorteio aleatório realizado por sistema eletrônico.

“É uma quebra de paradigma. Somos um dos poucos portos públicos do país que está implementando esse sistema. Esperamos bons resultados”, comenta Felipe Zacharias, gerente de Saúde e Segurança (SESMET) do Trabalho da Portos do Paraná.

Segundo Zacharias, os trabalhadores estão apreensivos quando ao novo protocolo, porém não é preciso se preocupar. “O objetivo não é punir ninguém. Nosso principal objetivo é a segurança. É a gente impedir que o trabalhador que, por ventura, esteja sob efeito de álcool entre e exponha a segurança dos outros também em risco”, afirma.

O uso do álcool pode provocar acidentes graves no ambiente portuário que envolve inúmeros equipamentos pesados e caminhões.

Todos os trabalhadores que acessam o cais poderão ser sorteados, principalmente nos horários de troca de turnos. Diariamente, passam pelo local quase dois mil trabalhadores próprios, portuários avulsos, terceirizados, funcionários das empresas operadoras e empresas que prestam serviço no cais.

PROTOCOLO – O trabalhador não é obrigado a fazer o teste do etilômetro, mas ele não vai poder acessar a faixa portuária sem apresentar o resultado do exame.

Em caso de positivo, ou seja, se o resultado for igual ou maior que o tolerado, que é de 0,3 miligramas de álcool por litro de ar alveolar, a empresa tem que responder pelo funcionário, que poderá ter o cadastro de acesso bloqueado e ainda entrar em uma lista de atenção perante à autoridade portuária. Se der negativo, o funcionário é desbloqueado e pode acessar normalmente a faixa portuária.

Fonte: Agência de Noticias do Paraná


[There are no radio stations in the database]