Saúde emite nota orientativa sobre a dengue

Escrito por em 27/11/2020

A Secretaria da Saúde aprovou em reunião do Centro de Operações em Emergências (COE) e publicou a Nota Orientativa (número 1) sobre arboviroses, que trata da “Organização da Rede de Atenção à Saúde para Enfrentamento da Dengue no Paraná”.

Trata-se de mais uma medida visando à organização e integração dos serviços de saúde do estado, garantindo ao usuário do SUS o atendimento oportuno e resolutivo em todos os níveis de atenção.

A Nota Orientativa traz informações para o acolhimento, atendimento, diagnóstico e manejo de casos suspeitos e confirmados nos serviços da rede de Atenção Primária à Saúde, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), nos hospitais considerados portas de entrada para casos de Urgência e Emergência e nos hospitais de retaguarda para internação.

ATENÇÃO – Entre os pontos comuns a todos os serviços de atenção está a prioridade do atendimento de usuários com condições especiais, risco social ou comorbidades que podem agravar quadros de dengue, que são lactentes menores de 2 anos, gestantes, adultos com idade acima de 60 anos, portadores de hipertensão, doenças cardiovasculares graves, diabetes, doenças autoimunes e doenças crônicas pulmonares, hematológicas e renais.

Outros pontos comuns a todos os serviços são a obrigatoriedade da notificação de casos e registro de prontuário, que servirão de base para desencadear demais ações de manejo e controle da dengue.

Fonte: Agência de Noticias do Paraná


[There are no radio stations in the database]