Feriados e período eleitoral são possíveis causas da alta nos casos de Covid-19 no Sudoeste

Escrito por em 27/11/2020

O boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), divulgado ontem, trouxe a informação de que, no Sudoeste, 501 novas pessoas se contaminaram com a Covid-19 e 2.379 aguardam o resultado do exame de testagem da doença.

O boletim estadual também informou mais três novos óbitos em decorrência da Covid-19 na região, que chega a 181. Dessas, 118 pertenciam à microrregião de Francisco Beltrão e 63 à regional de Pato Branco.

Nas duas últimas semanas, o elevado número de pessoas infectadas com o coronavírus no Sudoeste, que hoje soma 13.721 positivados, tem chamado a atenção de gestores de saúde, tendo em vista que, por um longo período, os casos haviam se estabilizado, com mais de 80% dos contaminados já recuperados.

Ações do poder público

Na quarta-feira (25), a Comissão de Saúde da Associação dos Municípios do Sudoeste (Amsop) encaminhou uma carta às prefeituras da região, solicitando o auxílio no combate ao contágio da Covid-19. No documento, a associação listou algumas recomendações.

Ontem, os três municípios do Sudoeste com mais casos da doença se posicionaram sobre as forma de combater o coronavírus.

Francisco Beltrão, acatando uma das recomendações, decretou o fechamento temporário de casas noturnas, boates, casas de shows e similares. A determinação passa a valer nesta sexta-feira (27). Ela é válida por 15 dias. Porém, se houver necessidade, a proibição poderá ser prorrogada.

Em Pato Branco, uma reunião extraordinária do Comitê Gestor de Combate ao Coronavírus foi marcada para esta manhã. Ontem, apesar de um alto número de casos suspeitos, o município contabilizou somente 13 novos registros da doença.

Segundo o Departamento de Comunicação, isso se deu porque exames do Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen) ainda não tinham sido disponibilizados ao município até o fim da tarde e, diante disso, serão divulgados no boletim de hoje.

Fonte: Diário do Sudoeste


[There are no radio stations in the database]