Rodovia será restaurada com pavimento de concreto

Escrito por em 19/10/2020

A PRC-280, entre Palmas e a BR-153, será restaurada com pavimento rígido em concreto. A técnica, conhecida como whitetopping, é inédita nas rodovias estaduais paranaenses e deve ser aplicada nos 59,55 quilômetros do trecho, incluindo pista de rolamento e acostamentos, do quilômetro 70,8 ao 130,35.

O prazo para execução completa dos projetos e serviços é de 450 dias (15 meses). Nos primeiros 90 dias deve ser elaborado o Projeto Básico e nos primeiros 150 dias o Projeto Executivo de Engenharia da Obra.

Os serviços preliminares da obra têm início já com a conclusão do Projeto Básico. O orçamento estimado é sigiloso, mas um levantamento inicial estima em R$ 120 milhões a execução.

Pela técnica de whitetopping, o pavimento atual receberá serviços de reparos e correção do nível, sendo aproveitado como base para o pavimento de concreto.

Serão executadas placas de concreto de 22 centímetros de espessura, restaurando completamente a pista, que será alargada em 40 centímetros de cada lado.

Os acostamentos também vão receber o pavimento de concreto, mas passarão por reciclagem de sub-base primeiro.

A obra prevê ainda a adequação dos dispositivos de drenagem, da sinalização horizontal e vertical, e de elementos de segurança.

Fonte: Agência de Noticias do Paraná


[There are no radio stations in the database]