Gás natural mais barato eleva consumo de GNV

Escrito por em 14/10/2020

Com a redução da tarifa do gás natural canalizado no Paraná, a Compagas (Companhia Paranaense de Gás) registrou, em setembro, um aumento de 6% no consumo do Gás Natural Veicular (GNV) no estado. A alta é comparada ao mês de agosto e justificada pela gradual retomada econômica e também pela queda do valor do combustível para o consumidor final, em especial, nos postos de Curitiba e Região Metropolitana.

VANTAGENS – Dentre as principais vantagens atribuídas ao GNV está a economia. Com um metro cúbico de GNV é possível rodar mais quilômetros do que com um litro de etanol ou gasolina – a rentabilidade pode chegar a 50%. Um carro médio roda na cidade cerca de 14 quilômetros com um metro cúbico de gás natural, enquanto que com 1 litro de álcool o veículo percorre em média7 km.

Ainda pensando na economia, os usuários de GNV já contam com um desconto de 70% no valor do IPVA. Para carros não convertidos para o GNV, o IPVA é de 3,5% do valor do carro; para carros convertidos, a alíquota é de 1%. O GNV tem ainda outras vantagens, como a maior segurança, pois não é possível adulterar o gás natural, além de ser menos poluente, por apresentar queima mais limpa.

SEGURANÇA – Qualquer veículo pode ser convertido para o GNV, mas para garantir a segurança no uso do combustível algumas recomendações devem ser seguidas. A Compagas orienta que os motoristas façam a conversão dos veículos somente em oficinas credenciadas pelo Inmetro.

Fonte: Agência de Noticias do Paraná


[There are no radio stations in the database]