Governo vai investir milhões para modernizar distribuição de energia

Escrito por em 10/09/2020

O governador Ratinho Júnior apresentou o programa Rede Elétrica Inteligente, que será implantado pela Copel, com investimento total de R$ 820 milhões.

O programa tem como objetivo modernizar a gestão e distribuição de energia elétrica no estado. Na primeira fase,serão atendidos 151 municípios das regiões Leste (Região Metropolitana de Curitiba), Centro-Sul, Sudoeste e Oeste, beneficiando aproximadamente 4,5 milhões de paranaenses. Todos os 42 municípios do Sudoeste estão contemplados.

Com o novo sistema, as unidades consumidoras terão medidores digitais que se comunicam diretamente com o Centro Integrado de Operação da Distribuição, da Copel, facilitando o controle de toda a cadeia, da subestação até o consumidor final. Esse investimento tecnológico permitirá leitura de consumo a distância e autonomia para o cidadão monitorar seu consumo em tempo real por aplicativo. Além disso, o programa vai reduzir o tempo de desligamento provocado por intempéries e outros fatores externos ao sistema.

O governador destacou que a rede será totalmente automatizada e que o programa é um salto histórico que permite, entre várias novas soluções, acabar com furtos de energia, tornar as cidades cada vez mais inteligentes e garantir monitoramento amplo da rede para, inclusive, diminuir as tarifas. O programa será implementado sem qualquer custo adicional para os clientes, e esta primeira fase de implementação deve durar 30 meses.

Fonte: AEN/PR


[There are no radio stations in the database]