Setembro é o mês de prevenção ao suicídio

Escrito por em 03/09/2020

Em todo o mundo, um dos maiores desafios atuais no campo da saúde é o trabalho de combate ao suicídio e no Brasil não é diferente. 

A campanha Setembro Amarelo tem o objetivo de discutir o assunto e reduzir os casos no país. A cor amarela foi escolhida para dar uma alusão ao sinal de trânsito, ou seja, mostrar que é necessário dar atenção para o tema.

O Setembro Amarelo foi criado em 2015, em uma parceria do Centro de Valorização da Vida (CVV) com as instituições de prevenção ao suicídio no Brasil. O maior desafio da campanha é conscientizar a sociedade para problemas de saúde como a depressão, algo que está diretamente relacionado com os casos de suicídio, mas também para diversos outros problemas de saúde mental que resultam em transtornos sociais na pessoa.

Os números da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontaram que, em setembro de 2019, uma pessoa se suicidou no mundo a cada 40 segundos. Em 2020, a OMS já alertou por diversas vezes o agravamento da situação com a Covid-19, algo que está diretamente relacionado com o aumento de casos de suicídio e problemas mentais.

Se você precisa de ajuda ou conhece alguém que necessita, entre em contato com o CVV pelo número 188.

Fonte: Banda B


[There are no radio stations in the database]