Alunos da rede estadual do Paraná têm aulas à distância

Escrito por em 15/04/2020

O governo do estado estruturou um sistema de educação à distância (EaD) para atender os estudantes da rede estadual enquanto perdurar a pandemia do coronavírus.

Os alunos da rede estadual devem baixar o aplicativo Aula Paraná, por meio do qual poderão acompanhar a produção EaD da secretaria de Educação e do Esporte (Seed). No aplicativo, além de assistir às aulas, os alunos poderão interagir com colegas e professores em tempo real em um chat que funcionará como uma espécie de “sala de aula virtual”.

O Aula Paraná está disponível para ser baixado em celulares que utilizam o sistema Android (para baixar, clique aqui) e em aparelhos iOS (para baixar, clique aqui). Para fazer o login, o aluno deve colocar seu número do Cadastro Geral da Matrícula (CGM) no campo “usuário”. Já a senha é a data de nascimento do estudante, no formato DDMMAAAA. Para os alunos que não se lembram de seus CGMs, será adicionada ao site da Área do Aluno a opção “recuperar CGM”.

Segundo a Seed, o estado contratou as operadoras de telefonia móvel para ceder o acesso ao aplicativo Aula Paraná, ou seja, o aluno e os professores poderão acessar o aplicativo mesmo sem internet.

As aulas poderão ser acompanhadas tanto no aplicativo quanto em canais vinculados à RIC, afiliada da Rede Record no Paraná. Serão disponibilizados três canais com cobertura estadual, um canal para 6º e 7º, um canal para 8º e 9º e um canal para ensino médio. Para cada série, haverá um bloco de 5 aulas por dia.

A lista dos canais da RIC por cidade pode ser acessada aqui. As aulas serão transmitidas no mesmo horário tanto na televisão quanto no aplicativo. Confira a grade horária, que será atualizada semanalmente.

As diretoras Cleci Silvestrini Duarte e Katia Biezus, dos colégios Isidoro Dumont e Castelo Branco falaram a Panorama FM sobre as aulas em sistema de educação à distância.


[There are no radio stations in the database]