Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem termina na sexta-feira

Escrito por em 14/04/2020

Sexta-feira, 17, é o prazo final para estudantes que querem pedir isenção do pagamento da taxa de inscrição do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio.

O INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, responsável pela aplicação das provas, vai analisar os requerimentos.

Segundo o Instituto, só em 2019, foram feitos quase 3 milhões de pedidos.

Ao entrar na página do participante, o estudante deve clicar em isenção, depois deve informar dados como CPF e data de nascimento para que o programa detecte se o estudante já se inscreveu no Enem em outra oportunidade. Se em 2019 o estudante teve a taxa de isenção aprovada, mas não fez a prova, ele deve justificar a ausência.

A página traz todas as regras para saber quem pode ou não pedir a isenção.

Entre as várias etapas de solicitação, o estudante também deve responder a uma série de 25 perguntas para chegar ao final do processo.

E, este ano, há uma novidade: o estudante deve inserir uma foto atualizada. Com isso, os organizadores esperam dar mais segurança ao processo e facilitar a identificação.

Pode solicitar a isenção da taxa quem cursa a última série do ensino médio em 2020, em escola da rede pública; quem tenha cursado todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsista integral na rede privada, além de ter renda per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio; e quem declare ser membro de família de baixa renda, inscrita no Cadastro Único.

As inscrições para o Enem começam no dia 11 de maio e vão até o dia 22 daquele mês.

Fonte: Rádio Agência Nacional


[There are no radio stations in the database]