Cataratas do Iguaçu registram a menor vazão de água do ano, diz Copel

Escrito por em 03/04/2020

Nesta quinta-feira, o Rio Iguaçu teve a menor vazão de 2020 nas Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu. As informações são da Companhia Paranaense de Energia (Copel), responsável pelo monitoramento do rio.

Até manhã desta quinta-feira, a Copel registrou a vazão de 261 mil litros de água por segundo, 17,4% da vazão normal, de 1,5 milhão.

De junho de 2019 até março de 2020, em todos os meses, choveu menos do que a média histórica no Paraná, contou o diretor de meio ambiente e ação social da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Júlio Gonchorosky.

Ele explicou que a situação é grave não só no Rio Iguaçu, mas em todos os mananciais do estado.

O Paraná está passando por uma das estiagens mais severas dos últimos 50 anos, disse.

De acordo com Gonchorosky, a expectativa de melhora para esse cenário ainda não é animadora. A previsão é de que, nos próximos três meses, o máximo que deve acontecer é as chuvas ocorrerem dentro da média.

A recuperação para esse período de estiagem, conforme o diretor, deve ocorrer apenas nas chuvas de verão.

O Parque Nacional do Iguaçu está fechado para visitação deste o dia 18 de março. A medida é uma forma de prevenir a propagação do novo coronavírus.

De acordo com o diretor de meio ambiente, a Sanepar trabalha com programas de preservação dos mananciais de abastecimentos.

Fonte: G1 Paraná


[There are no radio stations in the database]