Saúde de Verê divulga informações de paciente com Covid-19

Escrito por em 31/03/2020

A enfermeira Gabriella Carletto, coordenadora da Vigilancia Epidemiológica do município, gravou um vídeo para as redes sociais da prefeitura relatando como foi feito o atendimento do paciente e que o mesmo é considerado curado do coronavírus.

Segundo o documento do atendimento e os relatos dos familiares, o paciente é morador de Araucária, porém familiares residem em Verê, os quais ele visita com frequência. Recentemente, ele fez um cruzeiro e depois disso veio para a região. Segundo o paciente, no dia 15, começou a sentir os sintomas de tosse e dor no corpo. No dia 19, procurou a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em Francisco Beltrão, onde foi feita a coleta para exames. Receitados os medicamentos, o paciente foi liberado.

Como o paciente informou no atendimento que seu endereço era Verê, no dia 20, a secretaria de Saúde foi informada que a pessoa poderia ter Covid-19. Desta forma, o Setor de Epidemiologia procurou o paciente na casa dos pais, pediu que ficasse em isolamento domiciliar e orientou sobre todos os cuidados que deveriam tomar, inclusive não sair de casa e não receber visitas. A mesma orientação foi repassada a vizinhos e pessoas próximas, com quem o paciente teve contato.

Diariamente, a Saúde de Verê manteve contato com o paciente para acompanhar os sintomas e reforçar os cuidados, presencialmente e via telefone e whatsapp, seguindo protocolo do Ministério da Saúde. Mesmo assim, alegando problemas pessoais, na sexta-feira, 27 de março, o paciente retornou para Araucária e só comunicou a secretaria de Saúde no sábado, dia 28, após contato dos profissionais para saber o estado de saúde, quando relatou estar bem, em casa, tomando os devidos cuidados.

Agora, com o resultado positivo, Gabriella frisou que o paciente afirma não ter mais os sintomas e seguiu o tratamento indicado pelos médicos. Portanto, ele é considerado curado do coronavírus. Então, está liberado do isolamento domiciliar e poderá voltar as suas atividades normais, porém deve seguir as recomendações de cuidados básicos, repassadas para toda a população.

Por outro lado, os familiares e pessoas que tiveram contato com este paciente, no período de isolamento, deverão iniciar agora o isolamento por 15 dias, para evitar que alguém que possa estar com o vírus repasse para outras pessoas. Portanto, reforça o aviso aos familiares e pessoas que tiveram contato com o paciente para que se mantenham em casa, sigam o isolamento social e, havendo qualquer sintoma, procurem imediatamente as unidades de saúde.

Saúde de Verê divulga informações referente à confirmação do primeiro paciente com Covid-19.

Posted by Prefeitura Municipal de Verê on Tuesday, March 31, 2020

Fonte: Prefeitura Municipal de Verê


[There are no radio stations in the database]