Itapejara tem três casos suspeitos de Covid-19

Escrito por em 26/03/2020

Na manhã de quarta-feira, o secretário de saúde do município, Odair Chuta, falou a nossa reportagem sobre os casos suspeitos de coronavírus em Itapejara D’Oeste. Até o momento, três pessoas tiveram material coletado para exames.

Todas as notificações pelos serviços de saúde de síndromes respiratórias constam no boletim como casos em investigação. A medida cumpre a Portaria nº 454/2020, do Ministério da Saúde, que estabelece novos critérios e procedimentos.

Diariamente, os serviços de saúde dos 399 municípios do Paraná notificam os atendimentos de síndromes respiratórias via sistema, o que explica o aumento diário significativo nos números em investigação. Porém, nem toda notificação quer dizer que o caso seja considerado como suspeito.

A portaria do Ministério da Saúde exige a notificação imediata. Após isso, o serviço de saúde municipal, através da análise clínica, define se aquele paciente é um suspeito em potencial e verifica a necessidade, ou não, da coleta de amostra para a realização de testes. Ou seja, o número de casos em investigação não significa que todos são considerados suspeitos.

Ouça a entrevista

O panorama da doença no Paraná é de 97 casos confirmados, 483 descartados e 3.588 em investigação. Nas últimas 24 horas, a Secretaria da Saúde descartou 286 casos manualmente devido à instabilidade constante do sistema do Ministério da Saúde.


[There are no radio stations in the database]