Viabilização do Aeroporto Regional entra na fase técnica

Escrito por em 25/02/2020

Com a oficialização do convênio entre os governos estadual e federal para elaborar os projetos de implantação do Aeroporto Regional do Sudoeste, a proposta entra em uma fase estritamente técnica. Esta é a avaliação do prefeito de Renascença, Lessir Bôrtoli, que defende a viabilidade do projeto.

“Agora as tratativas serão puramente técnicas e não mais políticas. Há dois estudos apontando os potenciais da área indicada para comportar o aeroporto, seguindo critérios objetivos da aviação, e agora o projeto irá definir o modelo e todas as especificações da obra, realizado por especialistas”, explica Lessir.

O prefeito de Renascença esteve acompanhando uma comitiva do Sudoeste nesta semana em um encontro na secretaria de Infraestrutura e Logística, em Curitiba. A reunião oficializou de forma documental a indicação do estudo feito pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), que avaliou as características de alguns sítios aeroportuários da região no ano passado.

Essa oficialização permite a continuidade do processo para realizar o convênio com o estado com repasse de recursos para elaboração do projeto de implantação – cerca de R$ 2 a R$ 3 milhões. Depois, deve ser encaminhada a declaração de utilidade pública de 80 alqueires e desapropriação de ao menos 25 alqueires.

Estimativa de custo

O projeto irá apontar, por exemplo, a necessidade de movimentação de terras, realização de obras complementares, o padrão de pista e terminal e impacto ambiental da obra. Técnicos que visitaram a região no ano passado estimam, com base em outros modelos de implantação de aeroportos regionais no país, que sejam necessários entre R$ 120 e R$ 150 milhões para construir o aeroporto do Sudoeste – entre os pontos favoráveis para reduzir esse custo estão a topografia da área, facilidade de licenciamento ambiental, o acesso (às margens da PR-280) e a não existência de infraestruturas como residências, empresas e redes de transmissão a serem indenizadas ou realocadas.

A área fica exatamente entre Beltrão e Pato Branco e permitirá a construção de um aeroporto planejado para expansão, com média de tempo favorável em quase todos os dias do ano e fora de centros urbanos, numa proposta para se concretizar a médio e longo prazo, dadas as projeções de crescimento da demanda de passageiros e economia do Sudoeste do Paraná e Oeste catarinense.  

Andamento

O andamento do projeto ganhou força após o anúncio do convênio na semana passada, viabilizado com o estado pelo deputado estadual Ademar Traiano, presidente da Alep. O governador Ratinho Jr. foi a Brasília conhecer em detalhes o projeto do aeroporto regional e no retorno autorizou a parceria com a União. O deputado estadual Wilmar Reichembach também encampa a mobilização.

Fonte: Assessoria de Imprensa\Amsop


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