Colheita da soja está adiantada na região de Pato Branco
Escrito por Ademir Hanzen em 06/02/2020
A região atendida pelo Núcleo da secretaria de Agricultura (Seab) de Pato Branco é o que está em fase mais adiantada na colheita da soja em comparação a outras regiões do Paraná. Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), 25% dos 324 mil hectares da região já foram colhidos.
Por outro lado, em nível estadual, a colheita tem avançado a passos lentos, atingindo um total de 4% da área de 5,4 milhões de hectares. Nessa mesma época na safra passada, 25% das lavouras já estavam colhidas.
Porém, apesar do atraso, as perspectivas são boas, com 91% das lavouras de soja do estado em boas condições de desenvolvimento. A estimativa do Deral é que a colheita chegue a 19,7 milhões de toneladas, alta de 22% em comparação ao ano passado.
Na região do Núcleo de Pato Branco, a previsão é colher cerca de 1,2 milhão de toneladas de soja, o maior volume já registrado, segundo números do Deral.
Além da boa produtividade na lavoura, os preços têm agradado os produtores, com a saca da soja chegando a R$ 80,00. No milho, os preços ficam na casa dos R$ 42,50.
Fonte: Guilherme Zimermann