Safra de grãos deve alcançar 23,4 milhões de toneladas

Escrito por em 25/11/2019

A safra de grãos de verão do Paraná está praticamente toda plantada, impulsionada pela melhora do clima desde o mês passado. O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, estima que a produção pode chegar a 23 milhões e 400 mil toneladas, 19% a mais que na safra anterior.

De acordo com o diretor em exercício do Deral, Marcelo Garrido, a estiagem e o calor do último trimestre podem provocar algum impacto na produtividade, mas isso não pode ser dimensionado agora porque as lavouras ainda estão em início de desenvolvimento.

A soja ocupa 92% da área plantada em todo estado. São quase seis milhões de hectares. A previsão de colheita é de 19 milhões e 800 mil toneladas.

A primeira safra de milho está totalmente plantada, ocupa uma área de 335 mil hectares. A estimativa de produção é de 3 milhões e 100 mil toneladas, repetindo o volume da safra passada. A segunda safra de milho plantada, conhecida como safrinha, pode ser plantada a partir de janeiro, conforme o zoneamento agrícola para o ano que vem, divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Fonte: AEN
Foto: Jaelson Lucas (AEN)


[There are no radio stations in the database]